FOME, PESTE e GUERRA

por João Luís

A trilogia FOME – PESTE – GUERRA grassou na Europa entre os fins do Século XIII e os meados do Século XV. Este período histórico caracterizou-se por uma série de acontecimentos que afectaram a Europa de modo fatal, tais como: – Alterações climáticas que prejudicaram colheitas e com isso trouxeram a fome: – O aparecimento da peste bubónica, conhecida pela peste negra, oriunda da Ásia chegou à Europa em 1347, ao que se julga, pela via marítima, através de marinheiros genoveses; – Guerras infindáveis, como a conhecida “Guerra dos 100 anos”.

Após estes acontecimentos a Europa ressurgia com o Renascimento e o aparecimento do Estado moderno.

Passados 600 anos a história parece reescrever-se, bem sei com as devidas distâncias, pois o contexto actual e o paradigma tecnológico são diferentes. Mas se notarmos as origens e as causas assemelham-se à trilogia FOME – PESTE – GUERRA, a uma escala globalizada.

As alterações climáticas agravadas pelo aquecimento global do planeta, que os países tentam travar, veja-se o Acordo de Paris de 2016, não são suficientes, provocando a degradação do planeta, levando à fome de muitos seres humanos, desaparecimento completo de espécies, etc.

Temos vindo a assistir no campo da saúde à dificuldade de travar e combater novas estirpes, por exemplo a gripe e bactérias multirresistentes. A última das quais foi o novo coronavírus SARS-COV-2 responsável pela doença COVID-19.

Por último, as guerras que grassam no mundo, e aqui perto de nós na Europa, a mais importante na ex-Jugoslávia e agora a que se impõe entre a Rússia e a Ucrânia.

No início do Século XXI tudo levava a crer que o mundo iria passar por um período de prosperidade e de um melhor entendimento entre os povos. Tal não aconteceu e para restabelecer novos equilíbrios demorarão décadas.

As causas dos problemas poderão equacionar-se numa perspectiva histórica e geopolítica, mas não poderemos nunca esquecer as contradições do capitalismo, essencialmente, financeiro sem qualquer ligação às vontades e as ambições das populações.

PORQUÊ A GUERRA RÚSSIA / UCRÂNIA?

Para alguém não belicista a guerra actual Rússia / Ucrânia não tem razão de existir dado o repúdio de quem fomenta ou faz a guerra.

Desde 2014, a anexação da Crimeia e a guerra civil de Donbass, a Rússia fazia ver ao Ocidente que aqueles territórios a leste nunca seriam livres e que requeriam uma negociação, caso a Ucrânia fizesse uma aproximação ao Ocidente, à União Europeia e à NATO.

Os Ucranianos instigados pelas falsas expectativas tentaram durante os últimos anos a aproximação ao grande bloco económico mundial da União Europeia e militard a NATO.

A estratégia geopolítica que previa que os Russos ficassem quietos no seu reino fracassou, quando puseram em prática, ao que parece, o plano militar de invasão do seu país irmão Ucrânia.

Ninguém no seu perfeito juízo,” penso eu de que!”, poderá apoiar o regime russo e a invasão da Ucrânia, mas que existem outros culpados pela invasão existem! E esses são os speekmakers das políticas, também elas, imperialistas e ofensivas sobre outros Estados.

Uma solução pacifista e aproximativa do Ocidente europeu, com negociações tripartidas entre a Ucrânia, a Rússia e a União Europeia, com a pasta da NATO de fora, talvez permitissem um caminho de pacificação de toda a região, com benefícios para os próprios e para o mundo.

Agora, qualquer solução negociada, diplomática ou em resultado da Guerra entre vencedores e vencidos, será sempre má, e como sempre os mais prejudicados são os povos do mundo, já que uma guerra desta natureza é necessariamente má para os Ucranianos, mas também para o povo Russo e Ocidental já que irá sofrer com o agravamento dos preços da energia e com isso o arrastamento de todos os outros bens.

Realmente, estamos com azar, às crises Climática e Pandémica só faltava a Guerra, para fechar a trilogia.

João Luís

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.