“HORTAS URBANAS E TRANSIÇÃO ALIMENTAR” – mais um debate Ecossocialista no Porto

Debate na Livraria “Gato Vadio”, Porto, no próximo dia 18, quarta-feira, pelas 21:00 horas promovido pela Rede Ecossocialista do Porto e a revista ECOSSOCIALISMO, com:

Sofia Costa – Investigadora na Universidade do Minho
Olívio Filho – Investigador na Universidade de Brasília e Universidade do Minho
Pedro Gonçalves – associação Urtigas70
Moderador: Luís Vale – Antropólogo

A revista ECOSSOCIALISMO #5 aborda diversas temáticas relacionadas com a vida e os territórios urbanos, uma das quais é “Hortas Urbanas e Transição Alimentar”, com um artigo de Isabel Rodrigo, do Instituto Superior de Agronomia – ULisboa, que será o tema de debate no próximo dia 18, na livraria “Gato Vadio”.

Sobretudo durante as duas últimas décadas, o processo de Transição Alimentar, em sinergia com a Transição Ecológica e Energética, vem assumindo lugar de destaque nas agendas cívicas e de políticas de planeamento e gestão territorial e alimentar urbanas. Paris e Bristol são exemplos de cidades europeias que já dispõem de instrumentos de política para aplicação daquele processo, que visa a (re)localização do sistema alimentar. Para este processo de (re)localização tem contribuído, em muito, a consciencialização crescente de consumidores e cidadãos sobre as consequências das externalidades negativas (ambientais, económicas e sociais) decorrentes do atual sistema agrícola químico-mecânico, e a necessidade urgente de as ultrapassar. [Isabel Rodrigo]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.