Faleceu Américo Duarte (1942 – 2023)

Américo Duarte, operário da Lisnave, foi o primeiro deputado da UDP eleito para a Assembleia Constituinte, em 1975. Tinha 33 anos de idade. Começou a trabalhar aos 11 anos, passou pela Sorefame, como serralheiro, e pela Guerra Colonial, em Angola, contra a sua vontade. Participou nas lutas e greves operárias em pleno regime fascista. Depois do 25 de abril, eleito para a Comissão de Trabalhadores do estaleiro naval da Lisnave, foi um dos organizadores da grande manifestação de 12 de setembro de 1974. Faleceu ontem, dia 6 de março, vítima de doença de Parkinson.

O período após o 25 de Abril de 1974, de grande mobilização popular contra o fascismo e por profundas conquistas democráticas e sociais, tinha criado as condições políticas para que a UDP, recentemente criada, tivesse conseguido eleger um deputado para a Assembleia Constituinte. Quem assumiu o lugar no Parlamento foi o “Liberdade”, de Queluz, como era popularmente conhecido Américo Duarte. Era, na época, o único parlamentar na Europa eleito por um partido da esquerda revolucionária.

Registo de Américo Duarte na Assembleia Constituinte

Numa entrevista publicada em 20 de março de 2022 no jornal Público, Américo Duarte relatou à jornalista Isabel Nery o episódio histórico da manifestação que invadiu Lisboa com trabalhadores da Margem-Sul: “metemos na rua a maior manifestação operária do país. Íamos todos de fato-macaco, alinhados em colunas de sete elementos. Cada grupo tinha capacetes brancos, amarelos, verdes ou azuis. Organizados, como uma parada militar. (…)

Quando nos viram assim tão bem organizados, os militares e o PCP ficaram preocupados. O próprio PC não concordava com a manifestação. Vem um indivíduo dizer-me que o Melo Antunes e o Vítor Alves estavam na Madragoa, na tasca dos caracóis, para falar comigo. Estavam a abster-se de deixar vir tropa para a rua e queriam que eu lhes dissesse qual era o objetivo da manifestação. Fui lá com o Eduardo Pires. Tinham um carro à porta da Lisnave com um daqueles transmissores, em contacto com as chefias. Dizem-nos: “Estamos a pensar, e não queremos pensar nisso, que vocês vão de forma militar e querem ocupar emissoras e assim.” Disse-lhe que não tínhamos ideias bélicas. Só estávamos a reivindicar melhores condições de vida.”

Américo Duarte foi o primeiro deputado constituinte que se levantou para falar na sessão de estreia da Assembleia Constituinte, a 3 de Junho de 1975. Mais tarde, substituído por Afonso Dias, Américo Duarte regressa ao seu posto de trabalho na Lisnave.

Américo Duarte, intervém no almoço em sua honra.

No passado dia 7 de janeiro, um grupo de amigos e camaradas organizou um almoço de homenagem a Américo Duarte, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa. Com 80 anos e já visivelmente afetado pela doença, o velho operário e ex-deputado constituinte participou no almoço, recebeu uma medalha comemorativa e dirigiu-se às pessoas presentes com uma breve mensagem de agradecimento: “Quero agradecer aos organizadores deste encontro: camaradas Carlos Marques, Francisco Tomás, Eduardo Pires e Jaime Pereira e ainda a todos vós pela vossa presença; Nos tempos que estamos a viver, de grande retrocesso político e social, é sempre positivo reflectir sobre as experiências vividas e também nos erros cometidos, para projectar o presente e futuro, dos que continuam a acreditar que é possível mudar de rumo. Para todos, mais uma vez, o meu obrigado por terem recordado a velha UDP de que tanto me orgulho ter pertencido. Américo Duarte – 7 de Janeiro de 2023


Um pensamento sobre “Faleceu Américo Duarte (1942 – 2023)

  1. A UDP ficou sem mais um CAMARADA.
    A sua luta com a doença acabou, mas os seus camaradas de luta vão continuar o que Ele sempre lutou pela Revolução.
    Viva o Camarada Américo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.