Movimento “É Hora de Agir!”, que realizou vigílias em Lisboa e Porto no passado dia 17 contra o aumento do custo de vida, anunciou que vai integrar a manifestação para somar todas as lutas no combate ao empobrecimento.
O Manifesto “Vida Justa” começa pela realidade de que “todos os dias os preços sobem, os despejos de casas aumentam e os salários dão para menos dias do mês. As pessoas estão a escolher se vão aquecer as suas casas ou comer. ” Refere depois que “é preciso dar poder às pessoas para conseguirem ter uma vida digna. Exigimos um programa de crise que defenda quem trabalha: os preços da energia e dos produtos alimentares essenciais devem ser tabelados; os juros dos empréstimos das casas congelados, impedir as rendas especulativas das casas, os despejos proibidos; deve haver um aumento geral dos salários acima da inflação; medidas para apoiar os comércios, pequenas empresas e os postos de trabalho locais e valorizar económica e socialmente os trabalhos mais invisíveis como o de quem trabalha na limpeza. Em tempo de crise, a política tem de proteger mais as pessoas.“

É preciso somar as lutas todas. Para o próximo dia 1 de abril uma rede de coletivos está a convocar uma nova manifestação em Lisboa pelo Direito à Habitação.