Perdemos Luís Moita

por Mário Tomé

Perdemos Luís Moita, um grande intelectual empenhado nas lutas mais avançadas do nosso povo: a luta antifascista, a luta revolucionária no PREC, a candidatura de Otelo à Presidência e como dirigente principal dos GDUP.

Sempre empenhado na defesa dos povos contra o imperialismo e o colonialismo, como dirigente do CIDAC e no apoio activo à FRETILIN na luta heroica pela independência contra o invasor indonésio.

Um cidadão exemplar cuja presença e acção nos vão faltar mas que permanece para sempre como referência ética na defesa activa dos mais avançados ideais que inspiraram a revolução de Abril e a luta revolucionária que se lhe seguiu.

Mário Tomé


Luís Moita faleceu aos 83 anos, sábado passado. Foi um dos protagonistas da vigília da Capela do Rato, em 1972, e um estudioso da guerra e da paz, que cooperou com os países africanos. O sociólogo, que se doutorou em Ética pela Universidade Lateranense, em Itália, em 1967, foi sacerdote católico, pároco em Marvila – Lisboa, e um opositor ativo contra a guerra colonial e a ditadura, motivo pelo qual foi preso político em Caxias.

Luís Moita foi vice-reitor e membro do Conselho Científico da Universidade Autónoma de Lisboa, professor catedrático de “Teorias das Relações Internacionais”, diretor do Departamento de Relações Internacionais, e orientou durante largos anos a unidade de investigação OBSERVARE – Observatório de Relações Exteriores.

Um dos mais proeminentes dinamizadores da candidatura Otelo à Presidência, liderou os GDUP e foi dirigente do CIDAC.

Morreu um combatente pela paz, pela liberdade e pela justiça social. A nossa homenagem.

Luís Moita à saída da prisão de Caxias, na madrugada da libertação dos presos políticos antifascistas (27 Abril 1974)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.