Apresentação da revista ECOSSOCIALISMO em Braga

Dia 30 junho, quinta feira, pelas 18:00 horas, Livraria Centésima Página – Braga

Com Rui Cortes – Diretor da ECOSSOCIALISMO, Fernando Bessa Ribeiro – Sociólogo (UMinho) e Fátima Moura Ferreira – Historiadora (UMinho)

A publicação da revista ECOSSOCIALISMO, dirigida por Rui Cortes*, é uma excelente notícia, constituindo, provavelmente, o mais importante contributo dos últimos anos em Portugal para a renovação e a afirmação de uma corrente marxista, com debate sólido e participado sobre a atualidade e o socialismo numa época marcada pelo Antropoceno.

Este primeiro número da ECOSSOCIALISMO conta com artigos de Rui Cortes – “E quando as bombas deixarem de cair?”, António Eloy – “Rompamos com o silêncio”, Mário Tomé – “Saudades da Greta”, Manuel Carlos Silva – “Desigualdades de classe e étnico-raciais: uma secular e pesada herança mas superável no ecossocialismo (1ª parte)”, Jorgete Teixeira | Manuela Tavares | Maria José Magalhães | Ana Sartóris – “Ecofeminismo: contra todas as discriminações, pela defesa do planeta e pela paz”, Sílvia Carreira – “V encontros Internacionais de Lisboa 2022”, Michael Lowy – “XIII Teses sobre a catástrofe iminente (ecológica) e as formas (revolucionárias) de a evitar”, Ecologistas en Acción – “Ecofeminismos decoloniais: abrir olhares para construir pontes”, Paulo Sampaio – “Ecosaúde socialista”, Arlindo Rodrigues – “Sobre a rede brasileira de ecossocialistas”, e de Chema Mázon – “Fukushima. Não percamos a memória”.

Mensagem de Rui Cortes, diretor da revista:

“Vamos lançar a Revista Ecossocialismo. O que queremos com esta revista?

Dar voz a todos aqueles que se revêm na convergência das múltiplas lutas sociais e ambientais, numa visão que não renega as lutas de classe e que vê no esgotamento dos recursos naturais pelas políticas neoliberais a expressão do capitalismo selvagem que é preciso combater.

Não nos revemos, assim, num ambientalismo politicamente inofensivo, mas sim na evidência da destruição do meio ambiente como consequência do capital. Mas também nada temos a ver o produtivismo de base soviética, afinal outro motor de repressão e desigualdades e insustentável ambientalmente.

A urgência desta Revista é evidente: as alterações climáticas são a consequência duma lógica de expansão infinita do capital, que transforma tudo em mercadoria desde a terra, a água até o ar que respiramos.

Naturalmente vamos divulgar textos teóricos nacionais e internacionais, mas também artigos de reflexão e de análise da situação política atual.

Como é bom de ver, estes objetivos tornam a Revista Ecossocialismo única no panorama das publicações existentes. E que falta faz…

Mas, por muito nobres que sejam os objetivos, a sua concretização apenas se realiza desde que possamos contar com a tua preciosa colaboração. Uma assinatura anual da Revista Ecossocialismo (publicação quadrimestral) fica em apenas 15 euros e garantirás a receção de cada número, em casa. Muito pouco para uma Revista que visa a formação teórica e a congregação de esforços pela consciencialização face a um sistema capitalista disruptor do equilíbrio ecológico e conducente à tragédia ambiental.

Rui Cortes

Diretor da Revista Ecossocialismo”

A Direção da ECOSSOCIALISMO informou que estão agendadas apresentações para Braga – dia 30 de junho, e Lisboa – dia 2 de julho.

Assinatura da Revista ECOSSOCIALISMO
Assinatura anual (3 números): 15,00 euros (inclui IVA e portes CTT)
Efetuar transferência bancária para o IBAN PT50 0035 0819 00056664330 58
Enviar cópia/foto do comprovativo da transferência para:
ecossocialismorevista@gmail.com
indicar no e-mail: nome e morada completa

* Rui Cortes – Professor Catedrático da UTAD, foi membro do Conselho Geral da Universidade. Doutorado em Ciências Florestais. Especialista na área dos Recursos Hídricos e Ecologia Aquática. Investigador do CITAB. Desempenhou funções como membro do Conselho Nacional da Água (em representação do Conselho de Reitores) e do Observatório Independente dos Fogos Rurais (nomeado pela Assembleia da República). Diretor da revista “Ecossocialismo”.

Um pensamento sobre “Apresentação da revista ECOSSOCIALISMO em Braga

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.